Papa nomeia bispos para Campanha (MG) e Campo Maior (PI)
Dom Walter Jorge Pinto será transferido de União da Vitória (PR) para a diocese mineira e Dom Benedito Araújo deixa Guajará-Mirim (RO) para assumir diocese piauiense
Da Redação, com CNBB
O Papa Leão XIV nomeou nesta sexta-feira, 7, novos bispos para as Dioceses da Campanha (MG) e Campo Maior (PI).
Atual bispo de União da Vitória (PR), Dom Walter Jorge Pinto será transferido para a diocese mineira. A Diocese da Campanha estava vacante desde julho, quando Dom Pedro Cunha Cruz foi nomeado para a Diocese de Nova Friburgo (RJ).
O novo bispo de Campo Maior, por sua vez, é Dom Benedito Araújo, que estava à frente da Diocese de Guajará-Mirim (RO). A diocese piauiense estava vacante desde abril, quando o Papa Francisco nomeou Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos para a Diocese de Cajazeiras (PB).
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os dois bispos em nota, expressando alegria e gratidão pelas nomeações.
Trajetória de Dom Walter Jorge Pinto
Dom Walter Jorge Pinto / Foto: Reprodução CNBB (editada)
Nascido em 12 de fevereiro de 1963, Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG). Ingressou no Seminário São José, na Arquidiocese de Mariana (MG), em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Ordenado diácono em 2001, recebeu a ordenação presbiteral em 1º de junho do ano seguinte, pelas mãos do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na Arquidiocese de Mariana.
Durante seu ministério presbiteral, foi pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG); administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta (MG), vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa; e pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena (MG).
Em 9 de janeiro de 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco para a Diocese de União da Vitória (PR). A ordenação episcopal aconteceu em 30 de março daquele ano, pelas mãos do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Paróquia São João Batista, em Viçosa. Dom Walter escolheu por lema episcopal Propter Iesum et Evangelium (“Por Jesus e pelo Evangelho”).
Trajetória de Dom Benedito Araújo
Dom Benedito Araújo / Foto: Reprodução CNBB (editada)
Natural de Itapecuru-Mirim (MA), Benedito Araújo nasceu em 21 de novembro de 1963. Ingressou no então Centro de Estudos Teológicos do Maranhão (CETEMA), atual Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), onde cursou Filosofia e Teologia entre 1985 e 1990. É especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis do Pontifício Ateneu Antonianum, em Veneza, na Itália.
Incardinado na Arquidiocese de São Luís (MA), foi ordenado diácono em 29 de junho de 1991 e presbítero em 17 de novembro do mesmo ano. Em março de 2011, o então Papa Bento XVI o nomeou bispo coadjutor de Guajará-Mirim (RO). Recebeu a ordenação episcopal em junho daquele ano, em São Luís, e tomou posse na diocese em dezembro.
Antes do episcopado, exerceu ampla atuação na Arquidiocese de São Luís, especialmente na formação de seminaristas e na animação vocacional. Foi promotor vocacional, reitor do Centro Vocacional Cura D’Ars e do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, além de coordenador arquidiocesano de pastoral. Atuou também como pároco nas Paróquias Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac; Sagrada Família, no Maiobão; e Divino Espírito Santo, no bairro Liberdade.
Lecionou em escolas particulares da capital maranhense e no Centro Teológico Maranhense, nas áreas de Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Sacramentos e Teologia das Tradições Religiosas. Dom Benedito também integrou o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores e a Associação Nacional dos Presbíteros (ANP), além de colaborar com diversas pastorais, em âmbito regional, entre elas a Pastoral da Terra, a Pastoral da Juventude e a Comissão Regional de Ecumenismo (COREC).
Notícias Relacionadas



